Documentário Colónia Nova Ericeira - Santa Catarina, Brasil  E-mail
Monday, 31 January 2011 13:27

A vila portuguesa da Ericeira, (...) será retratada em vídeo.  O documentário está a ser produzido em parceria com a TV Univali, irá contar a história da vila e a sua importância para a instalação de uma colónia pesqueira, no século XIX, no litoral de Santa Catarina, Brasil, designada por Colónia Nova Ericeira.
As imagens foram capatadas em Agosto de 2010 pelo jornalista Rogério Pinheiro, que também assina o roteiro e direcção. A Nova Ericeira é considerada a primeira companhia pesqueira do Brasil.
O lançamento deste documentário, "Ericeira: um mar de história" está previsto para Março, em local e data a definir.
Até Novembro o documentário será exibido por locais de Santa Catarina, nomeadamente, nas colónias que fizeram parte da Colónia Nova Ericeira: Balneário, Camboriu, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Itajaí, Itapema, Navegantes, Porto Belo e Tijucas. 

Segundo Rogério Pinheiro, o documentário foi criado para mostrar uma parte desconhecidas das origens portuguesas de Santa Catarina. "A Colónia Nova Ericeira é apenas mais uma de outras regiões do litoral que não foram colonizadas por açorianos. de Governador Celso ramos a Itajaí a maioria dos portugueses são de vilas e cidades do continente. Entre elas estão Ericeira, Braga, Porto Setúbal, Lisboa, Peniche e Cascais." explicou o jornalista.

Sobre a ´colónia e o documentário:
A Colónia Nova Ericeira foi criada por Dom João VI, em 1818, na Enseada das Garoupas, hoje a cidade de Porto Belo.
Ao todo cerca de 500 famílias, a maioria formada por pescadores, vieram da Ericeira e outras cidades de Portugal. O documentário terá 25 minutos de duração.

Last Updated on Friday, 18 February 2011 17:51
 

Utilizadores ligados

We have 3 guests online

Imagens da Ericeira

DSC_0146_2.jpg